Escola é lugar de gente feliz.

Escola é lugar de gente feliz.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

RELEITURA DE OBRA DE ARTE


Professora: Sandra Helena Jacó

Turmas: 6º anos 01 e 02

Disciplina: Artes

    A professora idealizou e coordenou esta interessante exposição sobre releitura de uma obra de arte. A obra utilizada foi a famosa Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.
    Releitura em arte significa a criação de uma obra de arte a partir de alguma coisa já feita, acrescentando um toque pessoal e uma nova maneira de ver e sentir, sem que isso torne-se necessariamente uma cópia.

  Mona Lisa ("Senhora Lisa" ) também conhecida como A Gioconda.
  Em italiano: La Gioconda, ( "a sorridente" )
  Em francês: La Joconde ou ainda Mona Lisa del Giocondo ("Senhora Lisa esposa de   Giocondo") é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.

                                    "O resultado vocês podem conferir nas fotos".





Autor Leonardo da Vinci
Data 1503-1506
Técnica Pintura a óleo sobre madeira de álamo
Dimensões 77 cm × 53 cm
Localização Museu do Louvre
                  Por que a "Monalisa" é considerada uma obra-prima?

  Porque reúne algumas das principais contribuições de Leonardo da Vinci (1452-1519) à arte ocidental (veja a ilustração). As inovações trazidas pela pintura do periodo do renascimento, influenciaram a técnica de mestres como Rafael (1483-1520), que produziu um quadro semelhante, em que a retratada se encontra na mesma posição, em 1504. Ela também foi objeto de muitas releituras contemporâneas, como a de Marcel Duchamp (1887-1968), quelhe pôs um bigodinho.

                                                              Olhar

  Ela fita o observador, o que foi uma mudança radical na pintura da época. As mulheres eram tradicionalmente representadas com a cabeça abaixada e inclinada para um lado.

                                                                Chiaroscuro

  Camadas de tinta escuras e claras, que deixam a anterior transparecer, criam constraste entre brilho e luz, o que resulta em áreas claras e escuras e dá a sensação de relevo.

                                                             Sfumato

  Os cantos da boca e dos olhos foram cuidadosamente embaçados por meio dessa técnica. Assim, não é possível saber se a modelo está triste ou feliz, se está sorrindo ou não.


                                                                Composição

  Pela primeira vez na história da arte, usa-se a organização de imagens piramidal baseada numa única modelo. As mãos são a base, e a cabeça, o vértice. Essa estrutura dá imponência à cena.







ela primeira vez na história da arte, usa-se a organização de imagens piramidal baseada numa única modelo. As mãos são a base, e a cabeça, o vértice. Essa estrutura dá imponência à cena.









Nenhum comentário:

Postar um comentário