Escola é lugar de gente feliz.

Escola é lugar de gente feliz.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

ARTES VISUAIS

PROFESSORA: SANDRA HELENA JACÓ.

TURMAS: 7º ANOS 01 E 02

OBJETIVO:

Instigar os alunos a pensarem  sobre a forma, o objetivo. O  significado  no seu contexto original e como a obra pode gerar com base em suas próprias vivência outra obra de forma diferente.

                         UM POUCO DA HISTÓRIA:

    A arte conceptual ou arte conceitual foi iniciada nos anos 60 do século XX (1965); prevaleceu pela década de 70 o que implicou uma remodelação dos processos criativos e expressivos.
    Nesta arte valoriza-se mais a ideia da obra do que o produto acabado, sendo que às vezes este (produto) nem mesmo precisa existir. Esta arte é bastante expressada através de fotografias, vídeos, mapas, textos escritos e performances.
    Não existem limites muito bem definidos para que uma obra seja considerada Arte Conceptual já que esta abrange vários aspectos tendo como intenção desafiar as pessoas a interpretar uma ideia, um conceito, uma crítica ou uma denúncia. O objetivo é que o observador reflita sobre o ambiente, a violência, o consumo e a sociedade.
    Esta arte é vivenciada por todos os observadores do mesmo modo, ou seja, ela não possui nenhuma singularidade aos olhos de quem a vê.
   Atualmente os artistas conceituais produzem através de várias formas de expressão artísticas: vídeo arte, fotografia, instalação, performance, internet art e Land Art. 
    Cada uma dessas formas de expressão leva o artista a novos desafios e muitas vezes a uma volta para as formas de expressão tradicionais das artes, como a pintura, a gravura e a escultura. Esse movimento de Inter-relação entre tradições artísticas tradicionais e contemporâneas tem muitas vezes sido chamado de Neoconceitualíssimo.

    Esta perspectiva artística teve os seus inícios em meados da década de 1960,parcialmente em reação ao formalismo, sendo depois sistematizada pelo crítico nova-iorquino Clement Greenberg. Contudo, já a obra do artista francês Marcel Duchamp, nas décadas de 1950 tinha prenunciado o movimento conceitualista, ao propor vários exemplos de trabalhos que se tornariam o protótipo das obras conceptuais, como os readymade, ao desafiar qualquer tipo de categorização, colocando-se mesmo a questão de não serem objetos artísticos.
    A arte conceitual faz parte do movimento DADAÍSMO. Este movimento é o reflexo da perspectiva diante das conseqüências emocionaistrazidas pela Primeira Guerra Mundial: o sentimento de revolta, de agressividade, de indignação, de instabilidade.
    O Dadaísmo é considerado a radicalização das três vanguardas européias anteriores: o Futurismo, o Expressionismo e o Cubismo. Os artistas desse período eram contra o capitalismo burguês e a guerra promovida com motivação capitalista. A intenção desta vanguarda é destruir os valores burgueses e a arte tradicional.
    O Dadaísmo surge em meio à guerra, em 1916, do encontro de um grupo de refugiados (escritores e artistas plásticos) com o intuito de fazer algo significativo que chocasse a burguesia da época.
  

A obra do artista francês Marcel Duchamp, nas décadas de 1950 tinha prenunciado o movimento conceitualista, ao propor vários exemplos de trabalhos que se tornariam o protótipo das obras conceptuais, como os readymade (ready – pronto, made - feito.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário